O APERTO DE MÃO ESCOTEIRO
Durante uma visita a uma tribo de guerreiros, Baden Powell se surpreendeu com um fato: ao cumprimentar o chefe da tribo, ele estendeu sua mão direita. Ao contrário de B.P., o chefe da tribo estendeu sua mão esquerda. Mais tarde, o chefe lhe deu a seguinte explicação: Aqui na aldeia, os grandes se cumprimentam com a mão esquerda, largando para isso o seu escudo, ou seja, a sua única defesa. Com isso ele prova ao adversário que deposita nele grande confiança e lealdade, mesmo que este seja seu inimigo.
Encantado com a explicação, B.P decidiu adaptar o comprimento com a mão esquerda, provando também, que os escoteiros são todos dignos de confiança. No Brasil, nós nos cumprimentamos entrelaçando o dedo mindinho. Desta uma mão não consegue largar a outra. Somos escoteiros sempre unidos.
O SINAL DE PROMESSA
O sinal escoteiro é feito levantando a mão direita com a palma para frente, o polegar pousado sobre a unha do dedo mínimo e os outros dedos esticados e apontados para cima.
O sinal da Promessa, com a mão direita na altura do ombro e com o antebraço na posição vertical, é usado apenas na cerimônia de promessa.
Os dedos se apóiam, o maior sobre o menor, simbolizando que mesmo os escoteiros mais distantes são unidos e que o mais forte defende o mais fraco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário.