Desde a fundação do escotismo, este vem demonstrando saber estar presente em momentos onde precisam de sua ajuda. Afinal, um dos maiores objetivos do escotismo é o de servir ao próximo.
Várias associações, vários escoteiros do mundo inteiro se mobilizaram para ajudar a este país. Gostaria de citar cada uma dessas associações, cada um desses escoteiros, mas nada mais justo que dedicar este pequeno espaço aos Escoteiros Haitianos.
A comunicação no Haiti parece ter voltado relativamente ao normal. A informação abaixo foi dada ao Escritório Mundial dos Escoteiros pelos próprios escoteiros haitianos que trabalham no local.

Estas são algumas das tarefas que realizaram até o momento:
- Os escoteiros de Jacmel ajudaram os bombeiros na busca e resgate de vítimas nos escombros. Também ajudaram a distribuir alimento e água às vítimas.
- Os escoteiros de Saint-Marc instalaram um posto sanitário para prestar os primeiros socorros às vítimas de Porto Príncipe que sofreram ferimentos.
- Escoteiros de Saint-Georges e Caleb ajudaram a mais de 200 feridos a chegar à fronteira da República Dominicana com seus veículos particulares para que pudessem receber assistência médica, apesar do alto custo do combustível (entre 7 e 9 euros por 6 litros para chegar ao local). Ambos Grupos Escoteiros, graças aos membros de seus comitês locais, albergaram e alimentaram a muitas vítimas.
- Os escoteiros do Grupo Carrefour Gideon puderam salvar 725 pessoas. Estão fazendo caixões às dezenas de escoteiros mortos na tragédia. Além disso, cavaram uma fossa comum para enterrar a 150 pessoas.
- Há um verdadeiro desejo de todos os escoteiros do país em ajudar as vítimas do terremoto que quase destruiu Porto Príncipe, Petit Groâve, Leogane, Jacmel e Grand Goave.
- Uma missão internacional de avaliação para ajudar os escoteiros partirá de París dentro de poucas horas para avaliar as necessidades e adaptar um plano de ação que foi colocado em prática sexta passada.
- A missão estará composta por um voluntário cooperador, membro da Scouts et Guides de France, um jornalista do La Vie e será apoyada por um membro do MSC da Espanha.
- O Escotismo Mundial também trabalha em estreita colaboração com organismos humanitários, como o ACNUR e a UNICEF.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário.