Clique nos anúncio para ajudar nosso blog.

Meus Amigos

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Escotismo para todos ! Entrevista Especial


Gabi com o certificado de Lis de Ouro e a Medalha Escotista Mário Covas
Foto: Filipe Rocha

Lamentação é uma palavra desconhecida para a Jovem Gabriele Talaia (15) Guia do Grupo Escoteiro Piratininga na cidade de São Paulo.

No escotismo há 4 anos, Gabriele Talaia Zanzim, ou Gabi como é conhecida, sofreu um grave acidente quando brincava com um amigo e caiu acidentalmente sofrendo uma forte queda que fraturou a sua coluna. A fratura a deixou paraplégica, mas não paralisou suas ações e sua força de vontade em continuar no Escotismo.

Sempre com um sorriso estampado no rosto e uma grande alegria de viver, Gabi não se queixa de sua atual situação - “Quando você sofre um acidente desses, ou você cresce ou você se afunda, eu resolvi crescer” – comenta Gabi. Para ela, o Escotismo ajudou bastante a superar todo o trauma - “O Escotismo é uma grande escola, ajudou bastante a continuar tocando a vida sem ficar me queixando. Aprendi a me virar sozinha, a perceber que precisamos das outras pessoas e que o mundo não gira só entorno de nós” – complementa Gabi.

Passados 30 dias após o acidente, Gabi voltou a praticar o Escotismo com força total, atingiu o Grau Máximo do Ramo Escoteiro, o Lis de Ouro, e recebeu o Prêmio Escotista Mário Covas Jr.-prêmio que reconhece exemplos onde o espírito escoteiro atua de maneira intensa e efetiva.

“Fiquei um mês certinho no hospital, voltei para o grupo logo em seguida e tirei a Lis de Ouro, pois não tinha porque não tirar, sou como qualquer outro escoteiro” – Ressalta Gabi. O Prêmio Escotista Mário Covas Jr. foi entregue de surpresa, quase me afundei na cadeira de vergonha quando chamaram meu nome”– relembra Gabi com humor.

      
Gabi em atividades Escoteiras: Plantio de árvores e Excursões

As atividades desenvolvidas pelo Grupo Escoteiro que Gabi freqüenta são todas planejadas com o objetivo de incluí-la sempre – “Desde o local escolhido para acampar até os jogos que serão aplicados temos sempre o objetivo de incluir a Gabi em tudo. Em atividades mais complexas como uma trilha ecológica, cada um empurra um pouco a cadeira e se for preciso carregamos ela no colo” – comenta Tilinha Andrade, Escotista do Grupo Escoteiro Piratininga.

“Eu não tenho medo de participar das atividades Escoteiras,  e se eu cair eu levanto” – finaliza Gabi.
Além de sua vida Escoteira, Gabi namora, estuda e passa grande parte do dia fazendo duas coisas que adora, desenhar e navegar na Internet, onde mantém um Blog com textos de sua autoria.

Exemplos como os de Gabi são cada vez mais freqüentes no movimento escoteiro. Prova de que é possível incluir deficientes no Movimento .

O Instituto Cidadania Ativa parabeniza os Escotistas do Grupo Escoteiro Piratininga por todo o esforço e dedicação no planejamento e execução de atividades especiais para a inclusão da Guia Gabriele Talaia Zanzim.

* Se você conhece ou possui histórias de superação de obstáculos e dificuldades junto a seu Grupo Escoteiro, enviei para o ICA, teremos a maior satisfação de reproduzi-las em nossos veículos de comunicação para que a sociedade conheça melhor o espírito escoteiro e os valores que cultivamos junto ao nosso método educacional.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.